17 de julho de 2009

Arroz de Pato

Há muito tempo que faço arroz de pato, mas chateava-me sempre com a quantidade de tachos que sujava até chegar ao momento de colocar a travessa no forno.

Até que uma amiga me disse que não gostava desta comida, até provar o arroz de pato da mãe de uma outra amiga... A partir desse dia nunca mais o fiz de outra maneira (para além dos ingredientes que podemos adicionar para o enriquecer , como passas e pinhões).

Fica muito mais suculento e no fim tenho muito menos loiça para lavar!!



Ingredientes para 4 pessoas:
  • 1/2 pato
  • 2 chávenas de arroz
  • 5 chávenas de água da cozedura do pato
  • 1/2 chouriço de carne caseiro
  • sal q.b.
Preparação:
1. Cozer o pato em água temperada com sal durante 30 minutos na panela de pressão.

2. Depois de cozido, o pato deve ser desfiado e numa assadeira de ir ao forno dispo-lo no fundo.

3. Deitar por cima as chávenas de arroz e as chávenas de água (poderá também adicionar uma mão cheia de passas e outra de pinhões), rectificar os temperos. Levar ao forno a 250ºC e deixar cozer.

4. Quando estiver quase pronto dispor as rodelas de chouriço por cima e deixar cozer mais 5 minutos.

11 comentários:

Cristina disse...

Gosto muito de arroz de pato, embora hesite muito em fazer, pelo mesmo motivo. Vou reter a sugestão de fazer tudo de uma vez no forno e a extra das passas e pinhões, que deve ficar muito bem :)

sushibaby disse...

Realmente parece bem mais pratico de fazer, para a proxima vou experimentar fazer assim.

Smsn-artes e ideias disse...

nunca fiz... mas ja esta na lista a fazer!:))

muito bom aspecto!

bjkas

smsn.artes

Menina Miminhosm disse...

Á muito tempo k não como e gosto tanto deste arrozinho....muito bom mesmo! jinhos.

Bimbygirl disse...

Hummmm que maravilha o teu arrozinho. Está com um belíssimo aspecto, simplesmente de deixar água na boca.
Bjinho

Unknown disse...

Este arrozinho ficou com óptimo aspecto e tão simples de fazer...tenho de experimentar. Jinhos doces

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Adoro arroz de pato.. e agora lembrei-me que não como a algum tempo..
Gostei muito da tua sugestão muito mais práctica sem dúvida.. vou experimentar!
beijinhos

Ana Rita disse...

Adoro arroz de pato. E há muito tempo que não como tal prato.
Ficou com óptimo aspecto.

Bjs e boa semana :)

Raquel Alabaça disse...

Tenho que experimentar!!

Bjs

Abelha Maia disse...

É das refeições preferidas cá em casa.
bjss

Unknown disse...

Olá Sónia. Este arroz de Pato está mesmo com bom aspecto e é muito fácil de fazer. Até me está a crescer água na boca. Acho que vou fazer brevemente. Bjn

Enviar um comentário

Comente a sua opinião é importante para mim: